50 Anos de existência

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pincelando...eternizando!

Preparam-se os produtos para a pintura da pele que irá revestir as capas de cartão. Fomos à mercearia do lado adquirir 4 ovos. As claras de ovo são peças importantes na primeira abordagem à pele, a qual leva um primeiro banho, ficando mais maleável. Depois preparamos a soda cáustica diluída em água. Está preparado o toque do mestre, que pincelando como um verdadeiro artista de arte, vai dar cor à bonita pele natural das fábricas de curtumes de Alcanena.
O luxo está bem patente naquele pedaço original, pintura que se eternizará para toda a vida. Pincelando...eternizando!

Carlos Simões

Um comentário:

  1. Senhor Florindo, desnecessário falar de meu prazer em sempre visitar esse sítio e admirar um autêntico mestre em seu trabalho. Daria tudo para poder conviver um pouco que fosse em seu atelier. Se me permite, gostaria de seu juízo sobre o marmorizado. Sempre utilizei tintas a óleo em água pura, às vezes com adição de algum espessante. Recentemente tive contato com trabalhos de encadernadores sul-americanos que usam apenas guache e aquarela. Como penso que o uso de óleo serve como proteção contra a acidez dos papelões e das colas da capa, achei o uso de tintas à base de água muito perigoso. O que pensa o mestre sobre o assunto? e, aproveitando, quais as tintas que o mestre usa para seus papéis marmorizados? Perdoe-me se inoportuno, mas a encadernação clássica é uma atividade solitária e com poucas referências confiáveis aqui no Sul do Brasil e não tenho a quem recorrer. Aqueles que atuam, fazem livros num estilo meramente decorativo, destinado a cativar alunos para seus cursos. Com minha admiração integral e meus respeitos, um forte abraço.

    ResponderExcluir